QUEM SOMOS - IPI DO BRASIL

IPI DO BRASIL IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE

PELA COROA REAL DO SALVADOR

Uma Igreja Brasileira Em meio a muitas discussões, o final do século dezenove viu surgir entre os presbiterianos uma proposta nova e ousada: ser uma igreja brasileira. Uma igreja fincada no evangelho, mas também enraizada em solo pátrio. Dos escritos e vivências daqueles dias, entendemos que os fundadores da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil pretendiam construir uma igreja:

  1. CRISTOCÊNTRICA- Ou seja, Cristo e sua obra estavam no centro de seus pensamentos. Isto fica claro no lema desde então adotado pela igreja:"Pela Coroa Real do Salvador". Para eles nada podia diminuir a importância de Cristo e sua obra. Sua realeza e soberania deveriam sempre ser exaltadas.
  2. GOVERNADA POR BRASILEIROS - Na plataforma apresentada ao Sínodo em julho de 1903, falava-se da "soberania espiritual" da igreja no Brasil. Isto significa que os próprios crentes brasileiros deveriam decidir os caminhos a seguir.
  3. SUSTENTADA POR BRASILEIROS - Na mesma plataforma, os fundadores falavam de "independência absoluta" desta mesma igreja no Brasil. Queriam dizer com isso que os próprios crentes brasileiros deveriam responsabilizar-se pela manutenção financeira dos trabalhos da igreja.
  4. TRANSFORMADORA - Queriam uma igreja voltada para a cultura brasileira, contribuindo para a sua transformação. Assim foi que Eduardo Carlos Pereira escreveu, em 1886, o livro "A religião cristã e suas relações com a escravidão", em um momento no qual este era um dos temas relevantes da época.
  5. ESPERANÇOSA - Ao longo destes 98 anos a IPI do Brasil tem lutado para concretizar esta proposta em solo brasileiro. Ainda que a sociedade brasileira tenha mudado em muito desde longínquo ano de 1903, a proposta feita continua atual. Valeu e vale a pena, apesar dos problemas, ser presbiteriano independente, membro de uma igreja que luta para ser autenticamente brasileira e cristalinamente evangélica. A direção então apontada pelos sete pastores e quinze presbíteros permanece válida. E se, como disse alguém "mais importante do que o lugar onde estamos é a direção para a qual nos movemos", só nos resta pedir a Deus que ilumine cada presbiteriano independente a prosseguir com ousadia e fé na direção delineada pelos seus fundadores.

Rev. Manoel Alves Guerra
Pastor da Vila Ipê - Campinas

Reprodução do Panfleto distribuído aos convidados da comemoração de 98 anos da IPI, realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo, com a colaboração do Rev. Vaz de Lima e Presbítero Sérgio Camargo.

Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br