MEDITAÇÃO DA SEMANA

OBEDECENDO AO SENHOR EM PRIMEIRO LUGAR

01 de agosto de 2010

          A Bíblia nos ensina que devemos obedecer à autoridade civil. Por exemplo, Cristo ordenou: "Dai, pois a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" (Mateus 22.21). Nesse texto, a palavra traduzida por "dai" significa devolver, pagar, pois o próprio texto diz: é de César, é de Deus. E ainda Paulo ordenou à Igreja: "Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra" (Romanos 13.7). Quanto a Pedro, considerado pela Igreja o líder do colégio apostólico, ele ordenou em sua carta universal: "Tratai a todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei" (1 Pedro 2.17).

          Porém, quando se tratava de uma ordem civil contrária a um princípio da fé, os primeiros cristãos foram ensinados a obedecer em primeiro lugar a Deus. Já no início do Evangelho de Mateus se afirma: "É nascido o rei dos judeus". Herodes, temeroso, ordenou a morte de muitos meninos recém-nascidos. E o mesmo Evangelho se encerra com a afirmação de Cristo: "É-me dada toda a autoridade no céu e na terra". Essa afirmação tem um conteúdo tanto espiritual quanto civil: no céu e na terra. Ele venceu as potestades do mal e tem autoridade sobre as hostes de Satanás. Por outro lado, na vida em sociedade Ele também é Senhor, e devemos obedecê-lo em primeiro lugar.

          O fato de Cristo ter todo o poder exercia grande motivação para a expansão do Reino de Deus, e, no caso de contradição entre os princípios desse reino e as ordens das autoridade judaicas e romanas, prevalecia o que era relativo ao Reino de Deus, e assim muitos cristãos desobedeceram às autoridadesmreligiosas de Israel e civis do Império Romano. Pedro disse que "mais importa obedecer a Deus do que aos homens". Pode ser que não percebamos, mas a expressão "reino" é primeiramente uma expressão da área da Política, mas para nós, como para os mártires da Igreja, está em primeiro lugar do Reino, isto é, o  senhorio, a autoridade de Deus.

          Os cristãos colocavam, dessa forma, o Reino de Deus acima de qualquer principado ou potestade, espiritual ou temporal, e faziam uma resistência pacífica a seus perseguidores. Os romanos admiravam-se, e até mesmo criticavam o fato dos cristãos não resistirem quando eram torturados e levados à morte. Alguns até os consideravam pessoas sem virtude, mas como Paulo, eles sabiam em quem criam, e que a coroa da vida lhes estava garantida. Foi durante o império de Domiciano, que assinava os decretos reais com os termos: "Domiciano, Senhor e Deus", que João escreveu, preso na Ilha de Patmos: "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida". "Coroa" é também um termo da área da Política, mas os cristãos derramaram seu sangue por aquele que tem toda a autoridade nos céus e na terra, Cristo Jesus, nosso Senhor e Rei, que de fato tem a coroa, pois foi-lhe dada toda a autoridade. Então, quem é Domiciano?

          Hoje devemos retornar ao senhorio de Deus sobre as nossas vidas e entregar-nos totalmente nas mãos daquele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores, diante de quem todo joelho se dobrará e toda língua confessará que é o Senhor: Cristo, por quem reinam os reis, nosso grande Senhor e rei magno nos céus, e por isso, na terra.

                                                                         Rev. Isaar Soares Carvalho


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br