MEDITAÇÃO DA SEMANA

A OFERTA DE DEUS E A NOSSA OFERTA

17 de outubro de 2010


          Em nossa época algumas coisass que jamais imaginávamos acabaram por tormar-se um valor de troca. A nossa opinião pode ser mudada por interesses políticos e econômicos. O amor e a atenção podem ser disputados como se fossem mercadorias. A ciência, que deveria primar pela objetividade e  pela verdade, tornou-se produto de negociação e de venda, e com ela a nossa saúde. E chegamos ao extremo declínio moral, onde a religião se tornou um produto e a bênção de Deus é anunciada na televisão como uma mercadoria qualquer, e trocada por dinheiro pelos vendilhões do templo de nossos tempos.

          Nas grandes igrejas pede-se uma prova da fé antes da oração pelo milagre. Os dirigente têm cotas de ofertas a serem atingidas. A religião é tratada como um produto e as estratégias de venda são diversas: dízimo, oferta, associado, parceiro, carnês de contribuições mensais, shows, CDs, DVDs, livros devocionais... e as mais variadas edições da Bíblia: para a criança, para a mulher, para o executivo, etc.

          E "andam mercadejando a Palavra de Deus", como disse Paulo na II Epístola aos Coríntios. A Fé decai para a superstição e o fanatismo e os exploradores se aproveitam e se enriquecem, e com isso constroem-se impérios de comunicação que doutra forma seriam mais custosos.

          Mas a Bíblia mostra o nosso Deus e Soberano Senhor não pedindo, mas sim doando. Foi isso o que Deus prometeu aos escravos hebreus: "Eu darei mercê a este povo aos olhos dos egípcios; e, quando sairdes, não será de mãos vazias" Êxodo 3.21 . Foi isso o que Deus prometeu em relação ao Culto: "Em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei" Êxodo 20.24 .

          Foi a esse Deus que o Povo de Israel aprendeu a ofertar, ao Deus que disse "Vos tirei da terra do Egito, para vos dar a terra de Canaã, para ser o vosso Deus" Levítico 25.38 .

          Era ao Deus que lhes deu "pão dos céus na sua fome, e água da penha lhes produziu na sua sede", que Israel deveria ofertar.

          E no Novo Testamento o Israel de Deus aprende a ofertar pela mediação de um novo Sumo Sacerdote, em tudo mais excelente, Jesus Cristo, que "uma vez por todas, se ofereceu a si mesmo" por nós. Através do sangue de seu Eterno Filho Jesus Cristo, em lugar de Deus vender a bênção, Paulo afirma que Ele nos comprou: "Porque fostes comprados por bom preço". É por isso que o apóstolo ordena: "Glorificai pois a Deus, no vosso corpo" I Coríntios 6.20 .

          Portanto, quem fêz as primeiras e grandes ofertas foi nosso Deus; a vida e a redenção são dons de Deus, as bênçãos são dons de Deus. Até estranhamos a redundância, mas é preciso dizer isso, pois bênção, no original Hebraico, é "baruk", palavra que significa "presente".

          Então, qual a razão de transformar a bênção em mercadoria, de fazer propaganda comercial e de propor sua troca por uma oferta, se ela em si mesma já é oferta de Deus em nosso favor?

          Voltemos à Bíblia, e vejamos Cristo na porta do templo, explulsando os vendilhões, que transformavam a casa de Deus em cada de negócio e ouçamos o grito de Paulo: "Desperta, ó tu que dormes, e Cristo te esclarecerá". Nossa oferta é para Aquele que se ofertou por nós. Dediquemos a Ele, pois, a nossa existência, a nossa pessoa, o nosso Ser em sua plenitude. Entreguemo-nos a nós mesmos em seu Altar, como Ele entregou seu Filho por nós na Cruz!

                                                                   Rev. Isaar Soares de Carvalho


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br