MEDITAÇÃO DA SEMANA

VENHA O TEU REINO

 19 de junho de 2011                                                                   

                                                                        Mateus 6:10; 13:31-33; 44-50 


Na oração do "Pai Nosso" fazemos alguns pedidos. O primeiro deles é que "venha o reino de Deus". Mas o que é o "Reino de Deus"? Centenas de teólogos ao longo da história e espalhados pelas mais variadas regiões do mundo já tentaram responder a esta pergunta. É um dos mais complexos conceitos teológicos. 

            Porém, Jesus nos apresenta uma série de parábolas a respeito deste tema. A partir delas podemos compreender um pouco do que pedimos a Deus quando rogamos "venha o teu reino": 


O Reino de Deus como algo pequeno - Parábola do grão de mostarda - No mundo de hoje vemos uma verdadeira adoração às coisas grandes e suntuosas. As pessoas cultuam as construções gigantescas, os maiores nomes de cada segmento, os artistas de renome, os grandiosos milionários por sua fortuna. Nesta parábola, no entanto, o Reino de Deus está embutido nas coisas pequenas, minúsculas como o menor grão, o grão de mostarda, e quando brota surge como algo grande e útil. No reino deste mundo as coisas começam grandes e se tornarão pequenas quando estiverem diante de Deus. No Reino de Deus as coisas começam pequenas e se tornarão grandes na presença do Deus Eterno; 


O Reino de Deus é discreto - Parábola do fermento - Jesus apresenta o Reino de Deus como algo imperceptível, mas indispensável para que as coisas aconteçam. É comparado ao fermente que dá crescimento a toda a massa do pão e nem é lembrado quando o saboreamos. Quando pedimos "venha o teu reino" estamos rogando a Deus que nos permita influenciar o mundo com os princípios do reino onde estivermos: em casa, no trabalho, na escola. O Reino de Deus acontece a partir de nós e nós nem precisamos aparecer! 


O Reino de Deus é alegria - Parábola do tesouro - Uma das emoções decorrentes daquele que experimenta os princípios do Reino de Deus é a alegria. Jesus apresenta a exultação de alguém que encontrou um grande tesouro e saiu transbordando alegria. Quando pedimos "venha o teu reino" estamos querendo viver a alegria reservada àqueles que encontraram o grande tesouro do Reino de Deus; 


O Reino de Deus é prioridade - Parábola da pérola - Jesus deixa claro nesta parábola que aquele que quer viver a partir dos princípios do Reino de Deus o tem como prioridade absoluta. Ele diz que o homem vendeu tudo o que possuía para conseguir cotnprar aquela pérola de grande valor. Quando pedimos a Deus "venha o teu reino" estamos afirmando que o Reino de Deus é a coisa mais prioritária na nossa vida; 

O Reino de Deus passa pela escolha de Deus -Parábola da rede - Jesus deixa claro algo impressionante: ninguém pode enganar a Deus apenas dizendo que está vivendo dos princípios do Reino de Deus e não vivendo verdadeiramente. Haverá um dia em que Deus vai por ele mesmo fazer a escolha, a seleção, a separação dos que, de fato, viveram e dos que apenas diziam que viviam os princípios do Reino de Deus! 

Assim, percebemos que a aparentemente simples declaração "venha o teu reino" é cheia de significados espirituais e implicações diretas na vida de todo aquele que roga na sinceridade do seu coração. 


                                                                           Rev. Esny Cerene Soares

Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br