MEDITAÇÃO DA SEMANA

A MENSAGEM QUE TRANSFORMA

26 de outubro de 2008

 

Atos 8.26-40

 

            Todos têm acompanhado pelos jornais o momento violento pelo qual estamos passando. O caso recente de seqüestro divulgado por todos os canais de comunicação que terminou com a morte da jovem Eloá é um sinal da violência em nossos dias.

            Ficamos a refletir: Onde isto vai parar? Como podemos mudar isto? Como a igreja pode agir na sociedade para mudar isto? Como eu, cristão, posso agir nesta situação?

            A verdade é que o mundo anseia por uma boa nova! Anseia por uma mensagem de esperança! O texto de Atos 8 nos dá algumas dicas importantes:

            Dispõe-te, dedique-se, apresente-se, esteja pronto – No texto indicado acima, o Senhor falou a Filipe: “Dispõe-te...” (v.26). Este chamado de Deus para Filipe é também para nós. Precisamos dispor nossa vida, nosso tempo, nossas forças, nossos talentos, para falar de Jesus às pessoas, para entregar a mensagem de esperança e conforto que as pessoas procuram: mensagem que transforma vidas pelo poder de Deus.

            Se a sociedade atual parece um deserto difícil para anunciar o evangelho, não desanime! Foi para o deserto que Filipe foi enviado por Deus. O evangelho é “o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Rm. 1.16). É com esta convicção que nos dispomos à vontade de Deus.

            Aproxima-te e acompanha-o – “Então disse o Espírito a Filipe: aproxima-te desse carro e acompanha-o.” (v.29). Aproximar-se foi a segunda determinação do Senhor a Filipe. É essencial estar ao lado das pessoas para que a oportunidade de falar de Jesus aconteça. Lembramos da oração de Jesus: “Não peço que os tires do mundo e sim, que os guardes do mal.” (Jo 17.15). A oração de Jesus é para que continuemos a conviver com as pessoas que não conhecem a verdade e pede a Deus que nos guarde do mal, fruto do pecado.

            Filipe se aproximou, mas foi preciso acompanhar. O amor de Deus nos desafia a acompanhar as pessoas. Alguns daqueles que estão próximos de você talvez precisem muito de você, precisem que você ore por eles e os ajude em suas primeiras necessidades como o desemprego, a doença ou ainda nas dificuldades de relacionamento.

            É preciso aproximar-se e acompanhar com amor, para que elas realmente escutem a mensagem de salvação e vejam o amor de Deus em seu testemunho.

            A palavra que salva – Filipe foi convidado pelo etíope a explicar uma passagem do texto de Isaías que ele vinha lendo. Conhecer as Escrituras é vital para vivermos a vontade de Deus, para falarmos verdadeiramente sobre seu amor e sobre Jesus Cristo que nos salva. Já não somos mais nós que falamos! É o próprio Deus que fala ao coração das pessoas através de sua Palavra.

            Falar de Jesus é o suficiente para que o Espírito toque a alma das pessoas. Para que elas creiam e experimentem a presença de Deus em suas vidas e possam seguir cheias de júbilo (v.35). Temos visto a violência e a maldade que estão a nossa volta nos dias de hoje. Vemos que cada vez mais é urgente que pessoas ouçam o evangelho de Deus e saibam da salvação em Jesus Cristo.

            Esta missão foi dada por Deus ao seu povo, aos seus filhos, a esta igreja e a você. Que Deus desperte em nós a disposição para servir, nos capacite a conviver pelo amor junto às pessoas e nos conceda sabedoria e discernimento para compartilharmos as escrituras e a graça de Deus. Amém!

 

Seminarista Adalberto de Oliveira 


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br