MEDITAÇÃO DA SEMANA

O AMOR COMO MARCA DA IGREJA REFORMADA

02 de novembro de 2008

 

Marcos 12.28-31

 

            No dia 31 de outubro celebramos o Dia da Reforma Protestante. Foi a partir desse dia que nasceu a igreja que temos hoje, a Igreja Reformada.

            E quais são as marcas características da Igreja Reformada? Certamente a marca mais presente na vida dos reformadores era o AMOR. Amor à vida, amor às pessoas, amor a Deus e amor à sua igreja. Assim, ser igreja reformada representa “um jeito especial de amar a Deus”.

            No texto de Marcos 12.28-31, Jesus nos fala sobre o primeiro mandamento: AMAR A DEUS. Os reformadores levaram este mandamento às últimas consequências e transformaram a igreja de Cristo pelo amor.

            Desse modo, deve ser característica do cristão reformado:

            1. AMAR A DEUS DE TODO O CORAÇÃO – O coração representa o centro das nossas emoções. Quando amamos a Deus “de todo o coração” estamos também envolvendo nossas emoções no relacionamento com Ele e isso era comum na vida dos reformadores. Uma das coisas que precisamos resgatar na Igreja Reformada é a nossa capacidade de nos emocionar na relação com Deus. É possível que este seja um dos maiores desafios da nossa igreja: deixar Deus nos emocionar, deixá-lo atingir também as nossas emoções.

            2. AMAR A DEUS DE TODA A ALMA – “Alma” representa a totalidade do ser humano. Os reformadores nos ensinaram a colocar Deus em primeiro lugar e a fazer da nossa vida um culto permanente de louvor a Deus. Este é um valor a ser resgatado: colocar Deus no centro da nossa vida e viver integralmente a seu serviço.

            3. AMAR A DEUS DE TODO O ENTENDIMENTO – Não era concebível aos reformadores uma adoração a Deus que fosse desligada do intelecto. Amar a Deus é um processo que envolve a nossa compreensão e nossa inteligência. Por isso é que os reformadores colocaram a Bíblia no centro da experiência cristã. Hoje, infelizmente, temos visto cristianismo sem entendimento, justamente por causa do distanciamento que as pessoas tomaram da Bíblia. Outras coisas tomaram o lugar da Bíblia e por isso muitas pessoas estão amando a Deus “sem entendimento”.

            4. AMAR A DEUS COM TODA A FORÇA – Os reformadores colocaram a serviço de Deus toda a energia que dispunham. Eles levaram ao “pé da letra” a expressão “amar a Deus de toda a força”. Atualmente nossas igrejas estão precisando de um revigoramento. As pessoas estão tentando amar a Deus sem fazer qualquer esforço ou investimento. Oferecemos a Deus a “sobra” das nossas forças e prova disso é a nossa agenda “cheia” de compromissos seculares e “vazia” de compromissos com Deus e sua igreja.

            No tempo da celebração da Reforma Protestante, pedimos a Deus que nos permita experimentar um novo modo de amá-lo: de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todo o nosso entendimento e com todas as nossas forças! É isso que Deus espera de nós.

 

Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br