MEDITAÇÃO DA SEMANA

AS VEZES FICAMOS DESORIENTADOS

São Paulo, 12 de janeiro de 2014.

1º Reis 19

Há circunstâncias na vida em que todos ficamos desorientados. Há momentos em que nos sentimos mal, desanimados, entristecidos e sem vontade de seguir em frente. Se este estado perdura por muito tempo, os psicólogos vão nos rotular de "depressivos"! E este estado pode ser experimentado por qualquer um de nós.

O profeta Elias foi um exemplo disso. Profeta honrado e reconhecido em todo o Israel de Deus, Elias se percebeu um dia sem vontade de viver. Prostrou-se e pediu a morte.

Após ter participado de um dos eventos mais marcantes para o povo de Deus no antigo Testamento quando derrotou os profetas de Baal e fez com que todos percebessem o poder e a soberania do Deus Vivo, Elias se prostrou. Ele, de repente, passou a se sentir:

Amedrontado, sem energia e sem confiança - O veredito de Jezabel foi claro: "Elias vai morrer como morreram os profetas de Baal. Eu garanto" (vers. 2). Diante da afirmação de Jezabel, Elias, que era um homem de Deus, por um momento passou a dar mais crédito à palavra de uma pessoa do que à Palavra do Deus Vivo a quem servia e por isso se sentiu amedrontado, acuado, sem energia e sem confiança. Todos nós passamos por isso. Em muitos momentos da nossa vida nos esquecemos que a voz que precisamos ouvir é a voz de Deus! Nos esquecemos que a palavra sob a qual estamos firmados é a Palavra de Deus e não as palavras de humanos;

Para tirar o estado de Elias, Deus enviou um anjo que lhe forneceu pão, água fresca e lhe disse: "Levanta e come" (vers. 5). Com aquele alimento Elias andou mais um bom pedaço da sua jornada. Deus também faz assim conosco: nos momentos de fraqueza e dubiedade, Ele nos envia o Seu sustento de forma tremenda!

Sozinho na vida, sozinho no mundo - Depois de entrar numa caverna, Elias ouviu o chamado de Deus e passou a expressar a sua sensação de solidão. Ele disse: "Eu fiquei só...". Quantas vezes nos sentimos isolados e solitários, sendo que o Senhor Deus Todo Poderoso está ao nosso lado e nem sequer o sentimos? Isso aconteceu com Elias e acontece conosco também!

Desorientado - Amedrontado, sem energia e sem confiança, sozinho na vida e no mundo, Elias se sentiu desorientado, sem a mínima ideia do que fazer, de como seguir no seu ministério profético. Quantas vezes temos nos sentido assim? Quantas vezes não sabemos para onde ir e como continuar na jornada da vida cristã? Então Deus falou com Elias e lhe disse o que fazer (vers. 15). Além disso, Deus mostrou para Elias que 7.000 pessoas estavam com ele, pois não dobraram os joelhos perante Baal!

Se você se sente como Elias, saiba que Deus pode mudar o seu coração e derramar coragem, alegria e sentido para sua vida, como fez com Elias! E saiba que como Elias, há também milhões de pessoas que estão do seu lado e muitas estão bem perto de você, na sua igreja, no Corpo de Cristo!

 

Rev. Esny Cerene Soares

 


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br