MEDITAÇÃO DA SEMANA

OS COMPLEXOS DO POVO DE DEUS

São Paulo, 16 de fevereiro de 2014.

Números 13 e 14

É muito comum encontrarmos pessoas que sofrem com complexos. Algumas acham que têm o nariz muito grande, outras que a orelha é esquisita ou que são muito gordas, uns são complexados porque se acham muito altos ou até mesmo muito magros! Os complexos fazem com que nos sintamos esquisitos, estranhos e inferiores aos outros!

O povo de Deus também tem os seus complexos. Muitas vezes são eles os responsáveis pela estagnação da igreja, pela falta de crescimento numérico e pela nossa falta de coragem em proclamar o Evangelho de Cristo!

No livro de Números, capítulos 13 e 14, a Bíblia nos fala de alguns "complexos" que o povo de Deus nutria no coração e que desagradavam muito a Deus. Até os dias de hoje estes mesmo complexos interferem negativamente na vida do povo de Deus:

"Somos fracos demais" - O vers. 27 do cap. 13 relata que a terra que foi herdada pelo povo de Deus era maravilhosa! Porém, complexado, o povo se percebia muito fraco: "os que habitam nesta terra são poderosos..." . A nutrir este complexo, o povo de Israel desagradou profundamente o coração de Deus, pois Ele estava diante da batalha e é conhecido como o Deus Todo Poderoso! Se estamos com Deus, somos fortes;

"Nunca conseguiremos vencer os obstáculos..."  - O relatório dizia: "as cidades são muito grandes e fortificadas..." . Quando os espias viram as muralhas, pensaram que jamais conseguiriam passar por elas. Este complexo de que eram incapazes fez com que não percebessem a vitória que Deus poderia dar ao povo! Deus estava com eles e eles não se davam conta disso;

"Somos pequenos demais!" - Além de fracos e incapazes, os homens se sentiam pequenos demais e assim relataram: "vimos gigantes por lá". Os que se percebem pequenos demais se intimidam diante dos adversários. O Senhor, Deus dos Exércitos, ficou profundamente irado por perceber que o seu povo tinha este complexo.

Deus trabalhou com o Seu povo e tratou dos seus complexos. Em Josué 6.20 a Bíblia registra que o povo rodeou Jericó, gritou e tocou trombetas, e as muralhas de Jericó ruíram! O povo que se sentia fraco, incapaz e pequeno demais precisou vencer os seus complexos depositando a sua confiança no Senhor.

Não permita que os seus complexos pessoais prejudiquem sua trajetória como cristão no mundo. Lembre-se: somos todos parte do povo de Deus, do Deus Todo Poderoso!

 

Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br