MEDITAÇÃO DA SEMANA

ATUANDO NO CRESCIMENTO DA SUA IGREJA

 

São Paulo, 09 de março de 2014

Atos 2.42

 

Em Atos 2, versículo 42, lemos: "e perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações". Como fruto destas atitudes, Deus deu crescimento vertiginoso à Igreja Primitiva.

A partir do texto acima, podemos pensar na nossa atuação no crescimento da nossa igreja:

1 - Perseveravam na doutrina dos apóstolos: Se uma igreja pretende crescer ela não pode seguir outro caminho senão o indicado pela Palavra de Deus. O termo "doutrina dos apóstolos" indica que a única orientação que a igreja atendia era a deixada pelos discípulos e apóstolos de Cristo. Ou seja, a Palavra de Deus era a única bússola da Igreja Primitiva.

2 - Perseveravam na comunhão: A comunhão na Igreja Primitiva era o seu ponto mais notável. O crescimento vinha como decorrência da comunhão observada na vida da comunidade. Todos queriam participar de um grupo que se amava tanto, que se respeitava tanto e que tinha tudo em comum. Quando crescemos em comunhão o Espírito de Deus age no seio da igreja enviando novas pessoas. A comunhão madura na vida da igreja é o indicador de que ela está pronta para receber novas pessoas.

3 - Perseveravam no partir do pão: O "partir do pão" era um ato celebrativo que proclamava três coisas: a ressurreição de Cristo, a comunhão plena com Deus e a comunhão evidente entre os irmãos. Aquele era um momento esperado por todos, experimentado por todos, vivido por todos como um ato de fé e comunhão.

4 - Perseveravam nas orações: Igreja que não ora, não cresce. E a Igreja Primitiva perseverava nas orações. A igreja precisa muito. Orar quando está dispersa (quando você está em sua casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar) e quando está reunida (nos cultos, celebrações, reuniões, etc). O mês de março de 2014 foi escolhido por nós como o "Mês da Oração". A publicação "Uma jornada de Oração" veio justamente para nos ajudar a cumprir esta tarefa.

A partir do que vimos, podemos concluir que você é muito importante no processo de crescimento da sua igreja, especialmente se observar algumas atitudes principais:

a) Apegue-se mais à PALAVRA DE DEUS. Leia mais a sua Bíblia, exercitando mais sua vida devocional;

b) Apegue-se mais à ORAÇÃO. Ore mais, passe mais tempo buscando a direção de Deus para a sua vida e colocando alguém de sua estima, em oração, como alvo da graça de Deus;

c) Invista na COMUNHÃO. Não permita que suas palavras e atos contaminem a comunhão na igreja. Pelo contrário, busque mais seu irmão e reconcilie-se com ele;

d) Não deixe de participar da celebração da CEIA DO SENHOR. Quando o crente participa da eucaristia ele se fortalece e encontra forças para caminhar na direção da construção de uma igreja que cresce!

Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br