MEDITAÇÃO DA SEMANA

NOS E NOSSOS MEDOS

Domingo, 06 de abril de 2014

Mateus 26.69-75

A ciência do comportamento tem estudado e feito novas descobertas nas últimas décadas a respeito de uma emoção primária do ser humano, comum a todos nós: o medo. Porém, nem por isso o medo deixa de nos incomodar e até de nos paralisar.

O medo faz parte da história da humanidade e da história de muitos personagens da Bíblia. Um exemplo claro para nossa reflexão é o da vida de Pedro, o destemido, corajoso Pedro.

Todos nós conhecemos a passagem em que ele nega a Jesus por três vezes seguidas. E o que pode ser observado como base deste comportamento? O medo! Basicamente três tipos diferentes de medo podem ser identificados nesta atitude de Pedro:

1 - O medo de si mesmo e de seus próprios impulsos - Percebemos claramento este medo expresso numa fala corajosa de Pedro, que antecede ao momento da negação. Pedro diz ao Senhor Jesus que o seguiria por qualquer caminho, que não o abandonaria qualquer que fosse a circunstância e o Mestre lhe disse que ele o negaria três vezes antes que o galo cantasse. Pensamos: o que levou Pedro a fazer tal afirmação? Não seria o medo que tinha de perder o controle e fazer exatamente o que fez, negando a Jesus? Muitas atitudes aparentemente corajosas que tomamos escondem na sua raiz o medo que temos dos nossos impulsos interiores.

2 - O medo do desconhecido - Pedro estava atônito, diante do desconhecido e sentindo muito medo. O que aconteceria agora que Jesus, o Mestre, estava sendo entregue para ser morto? Muitas vezes na vida somos tomados pelo medo do desconhecido. Este medo costuma ser paralisante e desorganizador, com efeitos na nossa vida espiritual e no relacionamento com Deus.

3 - O medo de morrer - Este é um medo muito comum entre os seres humanos. Pedro estava negando a Jesus como medo de experimentar a morte num momento de tanta dúvida,questionamento e incertezas na sua vida. Quando nos sentimos desamparados por Deus ou desligados de Deus, podemos experimentar o medo da morte como uma realidade desestruturante.

Embora o medo faça parte da constituição do ser humano, ele não pode nos dominar e nem interferir na nossa relação com Deus. Nos momentos de medo devemos nos lembrar das promessas que Deus tem colocado sobre nós e a certeza de que, apesar de quaisquer outras evidências contrárias, Deus está conosco e não nos desampara, mesmo diante do desconhecido, dos nossos impulsos interiores e da perspectiva da morte.

Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br