MEDITAÇÃO DA SEMANA

FONTES DO "DESASSOSSEGO"

Domingo, 13 de abril de 2014.

Salmo 131

Vivemos tempos de aflição e agonia. As pessoas reclamam de uma ansiedade constante, que parece ser compartilhada pela maioria da população. Usando um termo utilizado no nordeste do Brasil, parece haver um "desassossego": faltam a calma e a paz, sobram a agonia e a aflição.

No Salmo 131 Davi registra uma oração peculiar: ele diz a Deus, em outras palavras, que descobriu o que causava o seu "desassossego", a fonte da sua agonia e aflição e que agora experimenta a paz que tanto almejava há muito tempo.

No versículo 1 ele enumera as suas "fontes de desassossego":

1. Soberba no coração - Segundo o dicionário Aurélio, soberba pode ser definida como orgulho excessivo, altivez, arrogância, presunção. Davi confessa a Deus que descobriu que a soberba o fazia sofrer. Ser aquilo que não era, alimentar a arrogância diante da vida e das pessoas fazia com que ele experimentasse uma aflição sem medidas. Também sabemos que o caminho da simplicidade e da humildade nos traz mais paz;

2. Olhar altivo - Embora o "olhar altivo" seja parente da soberba, podemos entender aqui que Davi se refere à "concupiscência dos olhos", como a Bíblia fala. Ele reconhece que seu olhar, além de expressar o seu orgulho pessoal, era extremamente ambicioso. Percebeu que isso lhe trazia aflição. Quantos de nós não sofremos por alimentar um olhar altivo, que comunica nosso orgulho e que vive a contemplar coisas que estão em nossa alma e que, pensamos, traria a paz à nossa alma? Esta é, atualmente, a raiz do consumismo. O nosso olhar altivo nos faz pensar que as coisas externas nos trarão felicidade;

3. Procurar coisas grandes e maravilhosas - Davi descobriu que a luta por ser grandioso como pessoa, por ser maior e melhor que as outras pessoas, por se tornar alguém de destaque inconfundível, lhe trazia sofrimento. Quanta energia despendemos no afã de alcançarmos coisas "grandes e maravilhosas", que não nos tornarão mais felizes quando as alcançarmos? As pessoas da sociedade de hoje lutam para alcançar uma situação em que poderiam ser associadas a coisas "grandes e maravilhosas", mas ao alcançar seus objetivos, percebem que estão vazias e infelizes.

Como fruto desta descoberta, Davi registra que passou a experiementar o "sossego" da sua alma, somente comparado à criança que se abriga no colo de sua mãe. Ele diz: como a criança que se aquieta no colo de sua mãe, assim sou eu agora. Ou seja, Davi está dizendo: abandonei tudo aquilo que não me trazia paz, aquilo que me trazia aflição e "desassossego".

Davi nos ensina que é possível viver em paz consigo mesmo e com Deus. Viver em paz é algo que não tem preço. Experimente abandonar as coisas que Davi identificou como fontes do seu desassossego e viva a paz de Deus!

Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br