MEDITAÇÃO DA SEMANA

UMA GRANDE OPORTUNIDADE

São Paulo, 29 de junho de 2014.

Marcos 10.46-52

É comum ouvirmos pessoas dizerem que a vida é feita de oportunidades. Se perdermos oportunidades que passam à nossa frente, perdemos o bonde da história, deixamos de crescer, nos tornamos ultrapassados. Mas a verdade é que todos nós já perdemos oportunidades na vida.

A Bíblia relata a vida de um homem que aproveitou a oportunidade da sua vida. Esse homem era Bartimeu, cego, mendigo. Sua história está registrada em Marcos 10.46-52. O texto diz que, quando ele menos esperava, ouviu as pessoas falarem que Jesus estava por ali, ouviu a agitação, ouviu o burburinho. Nos dias de hoje, muitos ouvem dizer que Deus está socorrendo pessoas, curando enfermidades. Por todo o tempo se ouve testemunhos de pessoas que se encontraram com Deus e se sentiram felizes. Deus continua entre nós, Jesus continua acessível. Mas as pessoas às vezes não acreditam...

Bartimeu não se intimidou com as reprimendas do povo e começou a gritar. Jesus estava por perto, estava passando por ali e se ele gritasse bem alto Jesus poderia ouvi-lo. Era a sua oportunidade. E, além de gritar com voz estridente, Bartimeu clamava com um coração desejoso de se encontrar com Deus, desejoso de se relacionar com Deus, o único que poderia livrá-lo de sua necessidade. Hoje Jesus continua perto daqueles que necessitam dele. Porém, o clamor mais alto, mais intenso, não precisa ser da voz, mas do coração. Na verdade, Jesus ouviu o clamor do coração de Bartimeu e não de sua voz. Sabemos que quando Jesus andava acompanhado de seus discípulos, havia muito barulho, muita agitação, gritaria. A voz de Bartimeu era apenas mais uma voz a se perder no meio da multidão. Mas  Jesus pôde ouvi-lo por perceber o clamor que vinha do fundo do seu coração.

A vida humana é sempre cheia de dificuldades e obstáculos que precisamos superar. Todos nós temos as nossas. Além disso, Bartimeu, quando soube que Jesus estava passando por perto, não duvidou da possibilidade de superar a sua dificuldade com a ajuda de Deus. E esta pode ser uma diferença entre nós e Bartimeu: muitas vezes duvidamos que Deus possa nos socorrer, que possa nos ajudar a resolver a grande aflição, dificuldade que estamos passando. Bartimeu creu sem duvidar, creu em Deus com todas as suas forças.

A diferença entre a cura de Bartimeu e a solução dos obstáculos de sua vida pode estar apenas na atitude de não desperdiçar esta oportunidade de conversar com o seu Criador.

A vida é feita de oportunidades. Bartimeu foi apenas uma pessoa comum, que soube aproveitar a oportunidade de contar com a bênção de Deus. Esta oportunidade hoje está diante de você: creia, clame e experimente o poder de Deus em sua vida.

Não perca esta oportunidade: se você clamar, Deus vai ouvi-lo.

Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br