MEDITAÇÃO DA SEMANA

GRATIDÃO

São Paulo, 2 de dezembro de 2018.

 

CULTO DAS PRIMÍCIAS

Ana Rute Cavaco

 

Aquele que pratica a gratidão é uma pessoa satisfeita e com capacidade de ver além de si e das circunstâncias que a rodeiam, que compreende e vive com a certeza de que o eterno é mais importante que o temporário e escolhe a esperança que tem no futuro.

Fixar os olhos na eternidade também é poder reconhecer a importância do presente. É no presente que temos de escolher ser alegres. O presente é o momento que temos para sermos gratos pelo que Deus colocou à nossa frente. Isso implica em abrir os olhos e ver pomenorizadamente a bondade de Deus, aqui e agora.

A alegria tem a sua raiz na gratidão. Não é possível ter um coração alegre sem ter um coração grato. Os que louvam a Deus sentirão alegria. Os que são alegres, agradecerão a Deus. Alegria e gratidão caminham lado a lado. C. S. Lewis dizia que temos a tendencia de rejeitar o bem que Deus nos oferece, pois naquele momento esperávamos outro tipo de bem. Em vez de nos enchermos de gratidão pela bondade de Deus, vivemos cegos pelas nossas necessidades não atendidas. E a alegria não pode crescer se no nosso interior existir ingratidão. Precisamos focar-nos mais no que temos e menos naquilo que ainda não temos.

Em Josué 4.6-7, Deus diz a Josué para escolher doze homens, um de cada tribo de Israel, apanhar doze pedras no rio Jordão, uma por cada tribo de Israel, e disse-lhes: "Para que isto seja por sinal entre vós; e, quando vossos filhos, no futuro, perguntarem, dizendo: Que vos significam estas pedras?, então, lhes direis que as águas do Jordão foram cortadas diante da arca da Aliança do Senhor; em passando ela, foram as águas do Jordão cortadas. Estas pedras serão, para sempre, por memorial aos filhos de Israel."

Durante gerações, pessoas passaram por aquele altar construído com aquelas pedras. Deus sabia que os israelitas era um povo esquecido e uso este meio para relembrar aquela geração e às seguintes acerca da Sua bondade. Precisamos construir memoriais, formas que nos ajudem a lembrar a bondade de Deus. Uma pedra, um símbolo, uma frase na parede, um bloco de notas. Essa lembrança poderá produzir em nosso coração um sentimento de gratidão. Então, poderemos louvar a Deus.

A alegria andará sempre a par com a tristeza e com as dificuldades, pelo menos nesta vida. Quando encontrarmos Cristo, aí sim; tudo será alegre. Até lá, devemos procurar o que é certo, as bênçãos. E achando as bênçãos mesmo no meio de um cenário triste, vamos encontrar a alegria. Aquela alegria que invade o nosso coração de paz: a paz de Cristo.


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br