MEDITAÇÃO DA SEMANA

ALEGRIA E FIRMEZA EM LUGAR DE DESESPERO

31 de agosto de 2008 

 

Lucas 21.5-6 e 25-28

 

            Vivemos em tempo de opulência: os países estão competindo entre si quem edifica o prédio mais alto e mais rico em tecnologia. Os jogos olímpicos de Pequim foram um exemplo disso, com seus ginásios monumentais e com a mostra de uma capital suntuosa e impotente.

            Novamente o povo desligado de Deus começa a pensar que temos poder e força. Nações que antes eram esquecidas surgem como “potências” mundiais. Discute-se se a hegemonia dos Estados Unidos continuará vigente diante do despertamento econômico da China!

            O povo de Israel, no tempo de Cristo, experimentou ilusão semelhante. Quanto ao suntuoso templo, o povo ouviu de Jesus as seguintes palavras: “não ficará pedra sobre pedra”.

            Era uma mensagem profética de Jesus, querendo dizer ao Povo de Israel que ele, por si só, não tinha força e nem poder, mas que o poder todo pertence ao Deus Todo-poderoso.

            Assim, nos dias de hoje, as palavras de Jesus continuam valendo a respeito de opulência demonstrada pelas nações: todos sucumbirão diante do poder do nosso Deus!

            E, depois de dizer estas coisas, Jesus começou a narrar as coisas que aconteceriam nos últimos tempos. Falou das alterações no sistema solar e na natureza como o bramido do mar, e todo o terror que acompanhará os acontecimentos dos “últimos dias”.

            No entanto, ele nos orienta: quando tudo isso começar a acontecer e todas as pessoas começarem a experimentar o desespero, “exultai e erguei as vossas cabeças”.

            Assim, com este texto Jesus nos ensina que:

            O poder humano nada pode fazer nos últimos dias – Quando, a respeito do templo de Jerusalém, afirma que “não ficará pedra sobre pedra”, Cristo nos afirma que o nosso poder humano nada pode é quando comparado ao poder de Deus;

            Virão tempos tenebrosos – Descrevendo sobre as últimas coisas ele afirma que “homens desmaiarão de terror só de pensar nas coisas que estão acontecendo”, o que nos fala de um sofrimento sem igual na história humana;

            Para os seus, não há motivo de desespero – Ele afirma que devemos, mesmo diante de tudo o que está por vir, “exultar e erguer a cabeça”. Ou seja, os últimos tempos serão tempos de alegria e firmeza por parte de todos os crentes, pois a nossa redenção está bem próxima!

            Assim, Jesus nos ensina que a nossa atitude, mesmo diante das tragédias que estão por vir, deve ser a de louvor e firmeza, pois são prenúncio da redenção que está chegando!!! É a alegria e a firmeza no lugar do desespero

Rev. Esny Cerene Soares


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br