MEDITAÇÃO DA SEMANA

AS PAUSAS DA VIDA

04 de outubro de 2009

Êxodo caps. 14 e 15

 

         Ultimamente todos nós temos experimentado um ritmo extremamente acelerado de vida. A todo instante ouvimos das pessoas relatos de que estão cansadas, esgotadas e que não têm tempo pra nada. A vida se transformou numa constante correria...

         No entanto, todos sabemos que pausas são importantes para a nossa saúde, seja física ou mental. Além disso, as pausas servem para nos revigorarmos e repensarmos nossa caminhada pela estrada da vida.

         Alguns ainda não descobriram isso. Os hospitais estão lotados de pessoas que não julgavam ser importante parar e a doença fez com que experimentassem uma pausa forçada!

Os capítulos 14 e 15 do livro de Êxodo nos falam de duas paradas, duas pausas especiais:

A pausa colocada por Deus – O povo de Deus caminhava pelo deserto, saindo da terra do Egito depois da libertação e não pretendia parar, senão na Terra Prometida por Deus. Todos ansiavam pela chegada naquela terra tão especial e sonhada. No entanto, Deus fez com que o povo parasse: diante dele estava o mar e atrás dele estava o Exército de Faraó. Foi uma pausa forçada e que não estava programada pelo povo.

Todos nós já experimentamos pausas na nossa vida que interferiram duramente na nossa programação, mas que foram colocadas sem que nós pretendêssemos. Muitas vezes Deus mesmo coloca “pausas forçadas” no nosso caminho. Estas pausas são oportunidades de refletir o quanto somos dependentes do Senhor e o quanto ele está disposto a nos livrar e permitir que continuemos a caminhada.

A pausa programada por nós – Após ver o Mar Vermelho se abrir, todo o povo decidiu parar e fazer uma pausa especial para celebrar a grande bênção de Deus. O capítulo 15 de Êxodo nos mostra o quanto o povo festejou e louvou a Deus nesse momento.

Diferentemente da primeira pausa, esta foi uma pausa que o próprio povo de Deus resolveu fazer. Ele poderia seguir o seu caminho, mas a gratidão e o louvor fizeram com que ele parasse especialmente para render graças a Deus.

Quando nos reunimos aos domingos, todos nós estamos fazendo exatamente isso: dizendo para Deus que estamos fazendo uma pausa nos nossos afazeres para cultuá-lo, para celebrar tudo o quanto ele tem feito por nós. Esta é uma pausa que nós programamos e que significa muita bênção para nós.

No entanto, a cada dia as pessoas têm perdido o significado do domingo como o “Dia do Senhor”, dia de pausar as coisas da vida e adorar o nosso Criador.

A vida precisa de pausas. Nós, filhos de Deus, precisamos parar para louvar e adorar ao nosso grande Deus! O Domingo é uma “Pausa Bendita”.

         Rev. Esny Cerene Soares 


Voltar nas Meditações
Localização

Rua Marquês de Olinda, 167 - 179
Ipiranga - São Paulo/SP
CEP: 04277-000
Tel: (11) 5062-2047
Encontros

Culto Matutino e Escola Dominical: 
Domingo – 9:00 

Culto Vespertino: 
Domingo – 19:00 

Desperta Débora: 
3ª terça do mês – 19:30

Pastor Titular

Rev. Esny Cerene Soares

Fique por dentro



Todos os direitos reservados © Igreja Presbiteriana Independente de Vila Dom Pedro I
Desenvolvido por www.evaldinei.com.br